quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Relações Públicas : Democráticas

Segundo a definição da ABRP que foi aprovada em Assembléia Geral , entende-se por Relações Públicas o esforço deliberado, planificado, coeso,e contínuo da alta administração, para estabelecer e manter uma compreensão mútua entre uma organização, pública ou privada, e seu pessoal , assim como, entre essa organização e todos os grupos aos quais está ligada ,direta ou indiretamente, entendendo-se por grupos os acionistas, clientes, fornecedores, governo, indústria, escolas, financiadores, etc.".
Porém atualmente exercer a profissão de Relações públicas requer conhecimentos em diversas áreas , além das quais já incorporam a comunicação social que é jornalismo, publicidade e propaganda e relações públicas . A globalização e o fomento mercantil exigiu o surgimento de uma nova ferramenta que virou coqueluche no início dos anos 90 , o marketing, desde então , cada vez mais os leques foram se abrindo e se fundindo democraticamente para atender aos anseios do consumidor e da empresa contemporânea.

O que antes era ofício exclusivo das Relações Públicas, hoje nova nomenclatura agrega valores para empresas, como por exemplo, relações públicas com o público interno virou endomarketing; ações com o consumidor virou marketing de relacionamento, relações públicas governamentais virou marketing político, relações públicas com a sociedade virou marketing social, enfim , cada vez mais o profissional de RRPP tem que manter-se atualizado para saber discernir com profissionalismo como e onde atuar mesclando o que é de RRPP e o que é do marketing e juntos agregar cada vez mais valores para a sociedade e para as empresas onde atuam.

Pois enquanto o marketing age diretamente no produto e na promoção focando o lado comercial , as Relações Públicas concentram todos os esforços na identidade e na filosofia da organização e estratégicamente lançará uma imagem para a opinião pública que, sabiamente, saberá discernir quais as empresas agem e trabalham com responsabilidade social e cultural.

Viva a democracia! A sociedade,os consumidores e o público interno só terão a ganhar com essa fusão de ofícios...

Nenhum comentário:

Postar um comentário